O cinema é uma arte que busca recriar a realidade e apresentá-la ao espectador de modo envolvente. Com o passar dos anos, o uso de elementos como cenários realistas, efeitos de som e iluminação foram aprimorados afim de se obter maior fidelidade ao ambiente real. Um dos pontos mais delicados de se poder passar ao espectador é o de acidentes. Perseguições de carros, quedas de prédios, explosões, entre outros eventos que procuram expor um grande impacto visual e sonoro ao espectador.

Com a evolução do cinema e a descoberta dos efeitos especiais, houve uma grande mudança na maneira como os acidentes eram produzidos e apresentados ao público. Com o passar dos anos, a técnica de simular essas cenas foi melhorando e se adaptando. Se antes era necessário o uso de cenários extremamente caros e elaborados para se explorar um acidente complexo, hoje, em muitos casos, tudo o que é necessário é a utilização de recursos tecnológicos, tais como software de animação em 3D, para se criar um resultado completamente realista.

Um dos grandes exemplos de como a animação transformou o cinema de acidentes é o filme Crash em desenho, uma animação de 2006 criada por alunos da Escola de Artes da Universidade de Columbia, que se tornou influente ao misturar a animação com a tecnologia de efeitos especiais para produzir cenas de acidentes com muita qualidade. O filme mostra a jornada de um motorista que decide se vingar de seus agressores no trânsito e embarca em uma jornada de violência e caos. A história é cheia de sequências que têm cenas brutais de acidentes de carros, que além de serem de cortar a respiração, também são muito emocionantes e angustiantes.

Esse filme, produzido praticamente inteiramente em animação, se destacou por sua qualidade estética, evitando erros frequentemente encontrados em cenas de acidentes em filmes anteriores, que transformavam a ação em algo desagradável e doloroso para o espectador. Hoje em dia, o uso de técnicas semelhantes está presente em muitos filmes, garantindo tanto o impacto que essas cenas têm no cinema quanto a segurança da produção.

Assim, a partir do desenvolvimento da animação e software especializados em recriar imagens complexas, o cinema pôde se afastar de cenários perigosos e dispendiosos, e ao mesmo tempo obter resultados incríveis para o espectador. O sucesso de Crash em Desenho mostra como a união de tecnologias de efeitos especiais com a animação pode ser um avanço tanto para a indústria cinematográfica quanto para a segurança dos próprios artistas envolvidos na produção.

A partir de agora, o cinema pode não somente utilizar esses recursos, mas também transformá-los e explorá-los cada vez mais, sempre buscando técnicas inovadoras para produzir experiências inesquecíveis ao público.